Alemães e brasileiros fazem música juntos

Jornal MAZ de Potsdam, Alemanha

(Texto traduzido)

Alemães e brasileiros fazem música juntos

“A cantora brasileira Eliana Printes gravou um CD junto com músicos da
Orquestra Sinfônica Collegium musicum Potsdam”

POTSDAM – “Parecem dizer que existe um punhado de amor no chão”, assim diz uma das frases poéticas da canção “La Condessa”, que foi
gravada e lançada pela cantora brasileira Eliana Printes com músicos da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam.

No verão 2011, Eliana Printes se apresentou pela primeira vez junto com a Orquestra Sinfônica no festival ao ar livre “Klassik am Weberplatz” numa noite brasileira. A despeito do tempo frio, milhares de pessoas celebraram a estreia europeia e alemã da estrela brasileira.

Para a nova canção “La Condessa” ela convidou no ano passado os músicos da Orquestra Sinfônica para uma participação especial. O spalla Erasmus Meinerts escreveu o arranjo para o quarteto de cordas e gravou as partes junto com Jessica Glaser (os dois violino), Christine Dammann (viola) e Frauke Lüchow (Violoncello) na irgeja “Friedrichskirche” em Babelsberg.

A canção fala sobre amor como outras canções do CD, que foi lançado, pela Indie/Universal Music com o título Tudo em movimento.

A publicação é um bom exemplo da próspera cooperação entre Brandemburgo e Brasil que a Orquestra Sinfônica Collegium musicum Potsdam sob a
regência de Knut Andreas está realizando com diversificados e frutíferos encontros de músicos dos dois países.

O início foi a música “O céu hoje à noite” de (Adonay Pereira e Eliana Printes). A melodia foi usada como base musical do Réquiem para Saxofone e Orquestra de Knut Andreas e Ralf Benschu com estreia em 2009. A estreia também foi publicada em jornais brasileiros e criou os primeiros contatos entre o regente alemão e músicos brasileiros.

Entretanto, existe o projeto “Brandemburgo-Brasil” com concertos, workshops, arranjos de música brasileira e agora com uma gravação conjunta de um CD.

Artigo do Jornal MAZ 2014 Potsdam – Alemanha

Versão PDF para download.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *