A música e as cores do Brasil na Alemanha

Uma noite inesquecível na cidade de Potsdam marcada por momentos de forte emoção e muita alegria. O concerto com a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam sob a regência de Knut Andreas mostrou o incrível poder da música cruzando fronteiras, unindo pessoas, ideias e sonhos.

Foto por Naiara Nápoli

Bem cedo na Weberplatz as cores do Brasil já se faziam presentes.

Foto por Naiara Nápoli

Na passagem de som a cantora Eliana Printes e o maestro Knut Andreas e Orquestra Collegium Musicum ajustam os últimos detalhes do repertório do concerto. A cantora aproveitou e fez um agradecimento ao maestro Knut e aos músicos da orquestra pela dedicação durante as quatro semanas de ensaio. Agradeceu também ao arranjador Erasmus Meinerts pelo belo trabalho. Emocionada desejou sorte na apresentação para todos.

Eliana Printes e o maestro Leonardo Cunha na passagem de som. Foto por Naiara Nápoli
Foto por Klaus Böse

Ainda tinha sol e o público foi chegando trazendo almofadas, comidas, bebidas, agasalhos e alguns cobertores pois aquela seria uma noite de temperatura baixa em torno de 15 graus. Cerca de duas mil pessoas lotavam a Weberplatz em Potsdam para assistir o concerto “Noite brasileira” com a Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam, sob a regência do maestro Knut Andreas e participação do maestro brasileiro Leonardo Cunha.

Foto por Klaus Böse

Enquanto isso no camarim, que na verdade era igreja inteira, os músicos da Orquestra, a cantora Eliana Printes, o maestro Knut Andreas e o maestro convidado Leonardo Cunha aguardavam ansiosos o início do concerto.

Platéia aguardando o início do concerto. Foto por Naiara Nápoli

O evento começou às 20:30h ainda sob a luz do sol com os representantes da cultura do Estado de Brandenburgo, da prefeitura de Potsdam e da Embaixada brasileira em Berlim que disseram algumas palavras ao público. Entre os convidados nas três primeiras fileiras, a ministra da cultura do estado de Brandenburgo Prof. Dr. Sabine Kunst, da prefeitura de Potsdam a Sra. Müller-Preinesberger e da embaixada brasileira em Berlim o secretário da cultura Sr. Libonati. Marcaram presença também a filha do fundador da Orquestra e a Sra. Andrea Witte.

Foto:Klaus Böse

O maestro Knut Andreas deu as boas vindas ao maestro convidado Leonardo Cunha que à frente da orquestra abriu a noite com a “Aquarela Brasileira” de Ary Barroso e “Mourão” de Guerra Peixe.

Foto:Naiara Nápoli

A igreja construída pelo Rei Frederico II se vestiu de verde e amarelo para iluminar a noite brasileira em Potsdam. Uma linda homenagem ao Brasil!!!

Em seguida o maestro Knut volta palco e convida Eliana Printes que apresenta a canção “A cidade e o luar” (Adonay Pereira / Eliana Printes), “Os presentes” (Kleber Albuquerque), “Em seus olhos” (Adonay Pereira / Eliana Printes) e a inédita “Anjo de Prata” (Adonay Pereira / Eliana Printes), “Velho realejo” de Custódio Mesquita e Sadi Cabral, entre outras. A primeira parte do concerto encerrou com a canção “Flor de Açucena” de Eudes Fraga e Thiago de Melo.

Foto Klaus Böse

Após intervalo de precisos 30 minutos, o concerto recomeçou com o maestro convidado Leonardo Cunha fazendo uma homenagem ao compositor Dominguinhos com a música “Que nem Jiló” de Luiz Gonzaga, com a participação do saxofonista Ralf Benschu.

O maestro Knut volta ao palco e ainda com a participação do saxofonista Ralf Benschu apresenta o movimento Pie Jesu do Requiém composto por ele inspirado na música “O céu hoje a noite” (Adonay Pereira / Eliana Printes) e em seguida convida Eliana Printes para interpretar a canção que serviu de inspiração.

Eliana Printes segue com “Se chovesse você” (Adonay Pereira / Eliana Printes / Eliakin Rufino), “A banda” (Chico Buarque), “Garota de Ipanema” (Tom Jobim / Vinicius de Moraes), Nosso amor (Mauro Mota / Eduardo Ribeiro).

A emoção ganha força e o aplauso do público

No repertório ainda “No ouvido”, “O próximo beijo” (Adonay Pereira / Eliana Printes), “Águas de março” (Tom Jobim), “Não quero dinheiro” (Tim Maia) com os dois maestros no palco.
Maestro Leonardo Cunha Maestro Knut Andreas Eliana Printes no primeiro bis
Orquestra voltou duas vezes para fazer bis a pedido do público.

O misto de alegria e garra do maestro Knut Andreas. Foto por Klaus Böse
Foto por Peter Hellmann

A voz potente da cantora brasileira Eliana Printes e os 70 músicos da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam fizeram sob forte emoção um concerto inesquecível.

Bezaubernde “Brasilianische Nacht” auf dem Weberplatz “Uma noite brasileira fascinante na ‘Weberplatz”.

– Como disse o jornal alemão Märkische Allgemeine Zeitung, 27.06.2011

Confira abaixo os artigos dos jornais da cidade de Postdam sobre o concerto:

Ficha técnica
Evento: NOITE BRASILEIRA
Artistas: Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam e a cantora Eliana Printes
Regência: maestro Knut Andreas
Maestro convidado: Leonardo Cunha
Solista (saxofone): Ralf Benschu
Os arranjos para orquestra Erasmus Meinerts
Figurino Eliana Printes: Flávio Mothé
Fotos: Naiara Nápoli, Klaus Böse e Peter Helmann
Realização: Maestro Knut Andreas e Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam

14 comentários em “A música e as cores do Brasil na Alemanha

  1. PARABÉNS,Eliana!
    Você merece todo esse SUCESSO e este calor Alemão.
    Espero que seja a primeira de uma série de apresentações pela Europa.
    Beijo no coração de cada um!

  2. PARABÉNS ELIANA! Que lindo concerto! Muita gente e que lugar maravilhoso…Um sonho realizado, vc merece todo esse sucesso, fruto de muito trabalho e dedicação.Bjs, Cleide (colher)

  3. Me emocionei só de ver as fotos, imagino como seria se estivesse lá. Gente que coisa linda, que trabalho magnifico, belissimo. Eliana PARABÉNS. Fico só imaginando como foi lindo, uma orquesstra linda dessa, junto com sua voz e ainda por cima essas músicas, gente tudo de BOOOMMMM. Mais uma vez parabéns. @dalilaflor

  4. Quero também deixar aqui minhas felicitações por esse momento precioso em sua carreira Eliana. Imagino quão imensa é sua alegria de ver seu trabalho sendo aplaudido com todas as honras que vc e o Adonay merecem pelo que construíram ao longo desses anos. Fico muito feliz por vocês, acompanho seu trabalho desde o início de sua carreira e imagino que não foi fácil chegar onde chegaram, seu talento foi capaz de superar as dificuldades, fico muito feliz e orgulhosa! grande abraço e muitas felicidades pra vc Eliana e pro Adonay.

  5. Que bacana, fico muito feliz por você, que esse seja o primeiro de muitos show internacionais, afinal você merece todo sucesso do mundo. Bjs

  6. Amei!!!Show de bola,parabens Eliana!Finalizar com o inesquecivel Tim Maia foi joia demais!!!Porque eu te amo…eu te quero bem….boa viagem beijos pro nosso Brasil!beijao e sucesso

  7. O publico alemao contagiou-se com a interpretacao da Eliana e orquestra e com as composicoes dela e de Adonay Pereira e de diversos compositores, todos bem brasileiros. O maestro Knut Andreas anunciou diversas musicas em Alemao e Portugues, a noite estava muito agradavel ao ar livre com as cores do Brasil, mesmo com um vento frio do norte. Foi um evento inedito na cidade de Potsdam. O publico aplaudiu muito e aprendeu que o Brasil tem muita cultura para oferecer. Obrigado a Eliana e Adonay, dois grandes artistas, grandes coracoes. Igor (opiniao compartilhada por Viviane e Julia).

  8. Sinceramente,faltam palavras para descrever a beleza deste evento!O Brasil é mesmo muito rico,possue uma das mais belas vozes…mais que isto,uma cantora SENSACIONAL:ELIANA PRINTES.É…a gente ’empresta’nossa cantora querida para os estrangeiros,eles precisam mesmo ouvir ‘coisas’boas do nosso Brasil! :-) :-) :-).BEIJOS,ELIANA PARABENS PELO TRABALHO.

  9. Parabéns! Toda vez que vejo as fotos fico emocionada! Lindo demais. Louca p ver os videos…Parabens, parabens e sucesso! Vc merece, trabalhou muito por esse momento. Parabens p o Adonay tbm…Bjusss

  10. Saudades desse dia Eliana! Tudo estava perfeito! Uma orquestra alemã tocando a música brasileira! não é incrível?! Vc estava maravilhosa! O Knut, como sempre, muito entusiasmado e a platéia, com muita vontade de ouvir o que tínhamos pra mostrar! Parabéns mais uma vez!!!

  11. Parabéns Eliana e Adonay! Vocês fizeram o nosso Brasil brilhar na Alemanha e as fotos revelam a beleza do evento, a emoção da platéia. Estou muito orgulhosa de poder dizer que os conheço e que somos amigos. Vocês nos deram mais alegria e vaidade por sermos BRASILEIROS. Beijos e até breve. Boa Vista-RR.

  12. Adorei! As fotos estão ótimas, a repercussão foi maravilhosa! E o que você trouxe dentro de voc~e,com certeza é para toda a sua vida! Sucesso e muita luz no seu caminho! Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>